ABMS relança vídeo em homenagem a Fernando Barata (1924-2023)
09/01/2024
O falecimento de Fernando Emmanuel Barata, no último dia 27 de dezembro de 2023, aos 99 anos, sensibilizou a comunidade geotécnica brasileira. Somando-se às homenagens a Barata, o presidente da ABMS, Roberto Coutinho, decidiu promover o relançamento do vídeo produzido pela Associação em 2009, focado na vida e obra deste importante geotécnico. “A ABMS, além de instituir um Prêmio que leva o seu nome, produziu também um vídeo emocionante que sintetiza a brilhante trajetória acadêmica e profissional de Fernando Barata”, afirmou Coutinho. “Estamos relançando este vídeo para celebrar a vida deste nosso ex-presidente e para apresentar às novas gerações um símbolo do que de melhor a geotecnia brasileira foi capaz de produzir”.
O vídeo mostra depoimentos emocionados dos ex-presidentes da ABMS, Alberto Sayão, Francis Bogossian e Willy Lacerda, e apresenta também as lembranças de ex-alunos de Fernando Barata que hoje são nomes de destaque na comunidade geotécnica brasileira. O vídeo foi produzido na gestão de Jarbas Milititsky à frente da ABMS (2008-2009).
“Os primeiros moradores da Lua terão de ser geotécnicos”, brincou Barata neste vídeo. E acrescentou: “e de Marte também”. O que ele quis dizer é que os engenheiros geotécnicos são sempre os pioneiros, os primeiros profissionais a chegar em uma obra de engenharia civil – qualquer que seja ela.
Barata revelou profunda compreensão quanto ao papel do geotécnico em relação ao meio ambiente. “O geotécnico é naturalmente um ecologista”. O vídeo intercala depoimentos do próprio homenageado com falas emocionadas de alguns de seus famosos ex-alunos. Francis Bogossian e Willy Lacerda, ex-presidentes da ABMS, revelam que Barata foi decisivo para que eles não abandonassem a engenharia e para que fizessem a escolha pela área geotécnica.
Alberto Sayão destacou o modo gentil com que Barata fazia as suas ligações telefônicas. Durante essas conversas, “em qualquer hora do dia ou da noite”, Barata e Sayão discutiam aspectos técnicos do livro que estava sendo editado pela ABMS. Outra característica lembrada por Sayão diz respeito à biblioteca pessoal que foi sendo acumulada por Barata.
O vídeo termina justamente dentro dessa biblioteca, que ocupava todos os espaços de uma ampla sala do apartamento do homenageado. Aquela sala tinha um nome. Era a “Toca do Barata”. Instado ppela repórter Graziele Storani a fazer uma síntese de sua trajetória, ele falou de suas obras e de suas preocupações com a engenharia no Brasil, no mundo, e com a justiça. A entrevista termina com a seguinte fala: “Eu não vou para outro mundo; vou me transformar em partículas de argila orgânica”.
Agradecemos a participação de Alberto Sayão, Bernadete Dangizer, Claudio Pereira Pinto, Fernando Dangizer, Francis Bogossian, Ian Schumann Martins, Luciano de Moraes Jr, Manuel de Almeida Martins, Marcus Pacheco, Paulo Henrique Dias, Rogério Gomes, Sandro Sandroni, Sílio Pereira Lima Filho e Willy Lacerda como entrevistados nesta especial homenagem.
Clique aqui para assistir à íntegra do vídeo em homenagem a Fernando Emmanuel Barata (1924-2023).
Temas relacionados: ABMS,