ABMS 75 Anos: lições aprendidas com acidentes em barragens
Rio de Janeiro
10/07/2025
O engenheiro Flávio Miguez, ex-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), foi o palestrante do seminário “Lições aprendidas e não aprendidas em selecionados acidentes em barragens”, realizado no dia 2 de julho, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. A atividade foi organizada pelo Núcleo Regional Rio de Janeiro da ABMS em parceria com a Divisão Técnica de Geotecnia do Clube de Engenharia, com apoio do CBDB.
Na apresentação, Miguez revisitou acidentes marcantes no Brasil e no exterior, destacando aspectos técnicos, operacionais e institucionais que contribuíram para os eventos. Foram abordados os casos de Malpasset, na França, e Vajont, na Itália, que influenciaram as normas internacionais; o colapso da barragem de Euclides da Cunha, em São Paulo, que levou ao aprimoramento das regras operacionais; e o episódio do bloco instável em Furnas, cuja remoção preventiva evitou danos maiores, caso comparado ao deslizamento ocorrido em Capitólio anos depois.
O engenheiro também destacou o papel dos aprendizados acumulados na engenharia brasileira, mencionando obras como Itaipu, Itapebi e Teles Pires, que incorporaram soluções como o uso de chavetas de concreto em fundações com descontinuidades. A palestra integra a programação comemorativa dos 75 anos da ABMS.
Assista ao seminário completo no YouTube:
Temas relacionados: