ABMS 75 Anos: as lições da enchente de Saguenay, no Canadá
10/07/2025
Serge Leroueil, engenheiro civil francês, foi o palestrante do seminário online “The July 1996 Saguenay Flood, Quebec, Canada: Geotechnical Aspects”, realizado no dia 3 de julho como prévia das comemorações pelos 75 anos da ABMS. Com moderação de Roberto Coutinho, presidente da ABMS, e Luis Bressani, presidente da Cobrae, o evento trouxe reflexões relevantes sobre eventos extremos e seus impactos geotécnicos.
Leroueil relatou sobre a enchente que atingiu a região de Saguenay, no Canadá, em julho de 1996, após um volume de chuvas duas vezes superior à média mensal. O evento causou a destruição de casas, pontes, estradas e sete barragens, além de cerca de mil deslizamentos, principalmente rasos, envolvendo crostas argilosas altamente sensíveis. A apresentação abordou em detalhe as características geológicas da região, os tipos de erosão observados e os mecanismos por trás dos escorregamentos.
O engenheiro destacou a vulnerabilidade de estruturas hidráulicas frente ao acúmulo de detritos flutuantes, como árvores, e ressaltou que pequenas barragens e diques, muitas vezes subestimados, também podem colapsar.
Apesar das diferenças de solo e clima, Leroueil reforçou que os aprendizados canadenses são relevantes para o Brasil. Ele destacou a importância de revisar critérios de projeto e proteção de obras hidráulicas, especialmente diante do aumento da frequência e da intensidade das chuvas
Assista ao seminário completo no YouTube:
Temas relacionados: ABMS,