Soils and Rocks apresenta crescimento nos índices bibliométricos na Scopus - ABMS
images

Soils and Rocks apresenta crescimento nos índices bibliométricos na Scopus

21/06/2024

A revista Soils and Rocks, produzida pela ABMS e pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia, atualmente está presente em diversos indexadores, que tem a principal função de armazenar, disseminar e divulgar a produção científica. Eles são indicadores que mensuram metricamente a qualidade da revista. Segundo o editor Renato Cunha, a Soils and Rocks tem apresentado constantes melhorias no desempenho dentro dos indexadores e está em uma tendência de crescimento.

A Soils and Rocks está indexada em importantes bases, tais como Web of Science, Scopus, Directory of Open Access Journals (DOAJ) e, recentemente, foi incluída na SciELO e no Google Scholar. Além disso, os artigos publicados na revista estão listados também pelo Google Acadêmico nas contas pessoais de cada autor. Cunha enfatiza que a inclusão no Google Scholar representa uma conquista significativa, fortalecendo a qualidade da revista.

O editor também ressalta que os índices demandam tempo para melhorarias, porém, estão em viés de crescimento. O fator de impacto da revista na Scopus dobrou entre 2022 e 2023, passando de 0,5 para 1,0. Em 2024, o viés positivo permanece. Esse crescimento resultou em aumento da posição da revista em relação a outros periódicos de Geotecnia.

No Web of Science, a revista passou para 1,1 no fator de impacto, melhorou sua posição de 57/63 para 49/63, além de subir do quartil Q4 para Q3. Esses indicadores refletem o progresso contínuo da Soils and Rocks em termos de visibilidade e relevância na comunidade científica.

Os números ainda são aquém do desejado, mas demonstram que os investimentos da ABMS e SPG na Soils and Rocks estão dando resultado e que se pode confiar em novos aumentos dos índices da revista nos próximos anos. Este viés de crescimento é resultado de um grande conjunto de ações para melhoria da qualidade e quantidade de publicações da revista. “As melhorias implementadas estão sendo refletidas nos índices bibliométricos, como observado no avanço foi o CiteScore da Scopus, que dobrou de 2022 para 2023. Isso indica que a revista está atraindo mais citações, indicando um aumento na atenção a trabalhos de qualidade”, exemplifica Cunha.

Gilson Gitirana, coordenador de produção, destaca algumas das melhorias implementadas ao longo dos últimos anos, tais como: o aumento na quantidade de artigos publicados anualmente, sem comprometer a qualidade dos artigos aceitos; o cuidado para manter o prazo de avaliação e publicação dos artigos o mais curto possível; os esforços de internacionalização do corpo editorial, revisores e autores; o cuidadoso registro dos metadados dos artigos que precisam ser capturados pelas bases.

Numerosas alterações estruturais e executivas foram implementadas ao longo dos últimos anos, como a implementação de um novo moderno site, repaginação da formatação de artigos, a assinatura de um sistema profissional de recepção e gerenciamento de submissões e implementação de publicações em fluxo contínuo. É importante ressaltar também que a revista tem implementado políticas importantes relacionadas com a ciência aberta, tendo formalizado a licença Creative Commons CC-BY e exigido dos autores a declaração de disponibilidade de dados.

Cunha destaca a importância das citações registradas, principalmente, no Scopus e na Web of Science, para a comunidade de geotecnia. A revista tem acompanhado o número de citações capturadas por esses indexadores, buscando corrigir eventuais erros, e monitorando as tendências para orientar as atualizações das políticas das revistas, visando aprimorar os índices. 

“Essas mudanças indicam que a revista está trilhando um caminho promissor, com tendência de melhoria. O compromisso em se adaptar às mudanças e aprimorar constantemente a qualidade reflete o esforço contínuo da equipe para elevar o perfil da revista na comunidade acadêmica de geotecnia”, explica Gitirana.

Para obter mais informações sobre a revista, acesse o site da Soils and Rocks. Clique aqui.

Submissão de artigos

A submissão de artigos é realizada através do site da revista, que oferece um guia detalhado de formatação para auxiliar os autores no envio de seus trabalhos no formato adequado.

“O sistema de submissão é ágil, simples e desempenha um papel significativo na profissionalização das atividades da revista. Trata-se de uma melhoria importante no processo editorial da revista, contribuindo para uma gestão mais eficaz”, afirma Gitirana.

Acesse o guia com orientações para submissão de artigos: https://simples.serdigital.com.br/clientes/soils/arquivos/420.pdf

Temas relacionados: ABMS,