images

Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas - CBMR

avatar

Vivian Rodrigues Marchesi Presidente

Graduada e Engenharia Civil (2005) pela pela Universidade Federal do Espírito Santo. É mestre em Engenharia Civil na área de Geotecnia (2008), pós graduada em Engenharia de Petróleo (2009) e doutora em Engenharia Civil na área de Geotecnia (2015).

avatar

Dr. Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger Vice-Presidente

Graduado em Engenharia Civil (2008) e mestre em Engenharia Civil na área de Geotecnia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Geotecnia (2014).

avatar

Marcos Massao Futai Secretário Geral

Engenheiro Civil pela UFMT (1995), mestre (1997) e doutor (2002) pela COPPE-UFRJ. Em 2010 tornou-se livre-docente pela Escola Politécnica da USP, realizou pós-doutorado e foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge (2016).

avatar

Márcio Fernandes Leão Secretário Executivo

Pós-Doutor em Geotecnia pela UFV (2019), Doutor em Geologia de Engenharia pela UFRJ (2017), Mestre em Geotecnia pela UERJ (2015), Mestre em Geologia de Engenharia pela UFRJ (2011), possui MBA em Gestão de Projetos pela USP (2015), sendo Bacharel em Geologia pela UFRJ (2007).

avatar

Talita Caroline Miranda Tesoureira

Graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006), com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado em Engenharia Civil - ênfase em Geotécnica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Sobre

O Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) é filiado como o Grupo Nacional do Brasil à International Society for Rock Mechanics and Rock Engineering (ISRM), e vinculado à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). O CBMR destina-se a congregar todos os que, no Brasil, dedicam suas atividades à Mecânica das Rochas e Engenharia de Rochas, em qualquer de suas aplicações na Engenharia Civil, de Minas e na Geologia. Dentre os objetivos estabelecidos no regulamento do Comitê, destacam-se a representação do Brasil junto à ISRM, atrelada à manutenção do intercâmbio com especialistas de Mecânica das Rochas e associações técnicas congêneres no âmbito internacional; o estímulo à pesquisa científica e tecnológica, bem como ao progresso da técnica na área de rochas; o estimulo à formação de técnicos de grau superior e grau médio nos diversos setores da área; e a colaboração com as universidades, centros de pesquisas e Institutos tecnológicos nos cursos especiais sobre mecânica das rochas que estes organizem.

O CBMR vem desenvolvendo ao longo dos anos atividades de interesse ao seu público alvo, como cursos temáticos na área de rochas, encontros para discussão de novas tecnologias em rochas, palestras presenciais (presenciais e online), organização de eventos nacionais (SBMR) e internacionais (ISRM 2019), bem como ações para engajamento do público jovem, como o RockBowl e o Prêmio CBMR. Todas as atividades do CBMR têm participação ativa de seus associados corporativos e grupos de voluntários afinizados com a temática da mecânica das rochas.

Visando atingir os objetivos do comitê, bem como reunir em um só local conteúdos, informes e atividades realizados pela diretoria do CBMR, foi criada a página do CBMR. Através desta plataforma, espera-se ofertar a todos os membros da comunidade nacional de mecânica das rochas e engenharia de rochas material atualizado, e de relevância nacional e internacional. A diretoria do CBMR espera também contar com a colaboração dos nossos associados para a contínua construção e atualização desta plataforma. O CBMR está abertos a receber sugestões pelo e-mail cbmr@abms.com.br.

E-mail de contato: cbmr@abms.com.br

Site: https://www.cbmr.com.br/

NOTÍCIAS: CBMR