Nota Oficial ABMS: tragédia climática no RS leva ao adiamento do GEORS para outubro deste ano - ABMS
images

Nota Oficial ABMS: tragédia climática no RS leva ao adiamento do GEORS para outubro deste ano

Rio Grande do Sul

14/05/2024

O Estado do Rio Grande do Sul vive uma de suas piores tragédias climáticas. As chuvas persistentes colocaram o Estado inteiro em situação de calamidade pública, causando um expressivo número de perdas humanas e incalculáveis prejuízos financeiros.

No momento, muitas pessoas estão desaparecidas e milhares estão desabrigadas. O impacto na rede de infraestrutura é severo. O principal aeroporto do estado está inoperante até o final do mês de maio. As principais vias de transporte terrestre estão interditadas. Inúmeras pontes colapsaram e incontáveis deslizamentos de terra atingem nossas encostas. 

O Estado do Rio Grande do Sul não possui nesse momento a capacidade de infraestrutura para receber um evento de porte nacional como o GEORS. A população encontra-se profundamente abalada, tentando assimilar os acontecimentos recentes, buscando forças para auxiliar de imediato na contenção de perdas humanas e, num segundo momento, atuar na reconstrução no estado.

Neste contexto, a Comissão Organizadora do GEORS 2024, o Núcleo Regional do Rio Grande do Sul da ABMS e a direção Nacional da ABMS, decidiram em conjunto pela transferência da data em que acontecerá o XII Seminário de Engenharia Geotécnica do Estado do Rio Grande do Sul (GEORS). O evento foi adiado para os dias 17 e 18 de outubro de 2024 e continuará sendo recebido no auditório do CIDEC da FURG em Rio Grande.

A Comissão Organizadora gostaria de agradecer o apoio dado até aqui pelos nossos patrocinadores, universidades, entidades de classe, palestrantes e especialmente aos mais de 280 inscritos no evento. Todos os preparativos estavam cuidadosamente organizados para recepcionar a todos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, nesse evento que tradicionalmente reúne e oxigena a geotecnia gaúcha e nacional.

Agradecemos a compreensão de toda comunidade geotécnica e temos a certeza de que, com ajuda de todos os brasileiros e a força de reação do povo gaúcho, iremos superar essa tragédia e poderemos receber a todos de braços abertos na cidade de Rio Grande em alguns meses.

Temas relacionados: