Cobramseg/SBMR 2016 traz muitas novidades para Belo Horizonte
Minas Gerais
29/07/2015
Cobramseg e Geojovem 2016
Com o tema principal "O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas", o evento quer atrair a atenção do público para o aperfeiçoamento da prática da Geotecnia de Mineração - tradição histórica do estado-sede -, sempre em busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento de um futuro sustentável e promissor para o país. Seguindo a importância da discussão sobre um futuro sustentável, o Cobramseg 2016 trará uma edição sul-americana do Geojovem, presidido por Terezinha Espósito, que visa incentivar a participação cada vez maior dos jovens engenheiros geotécnicos que farão parte deste futuro. Outros temas que serão tratados durante o Cobramseg 2016 serão: Ensaios de Laboratório e Campo e Modelagem Física; Solos não Saturados, Expansivos, Colapsíveis e Moles; Obras de Terra e Enrocamento; Fundações e Estruturas de Contenção; Geotecnia Ambiental; Geotecnia Aplicada à Mineração; Geossintéticos; Modelagem Numérica; Estabilidade de Encostas, Escorregamentos e Desastres Naturais; Análise e Gerenciamento de Riscos e Desempenho e Segurança de Obras Geotécnicas. Para saber mais a respeito desta edição do Cobramseg e do Geojovem, acesse aqui.7º SBMR
A partir de 2016, o Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas será realizado a cada dois anos - e não mais de quatro em quatro anos. "A decisão levou em conta as demandas dos participantes e o sucesso conquistado na última edição do SBMR, realizado no Cobramseg 2014, em Goiânia (GO)", conta Sergio Fontoura, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS (CBMR). Nesta sétima edição, o Simpósio virá focado na área de mineração, levando em conta o tema principal do Cobramseg. "Nossa expectativa é atrair bastante os profissionais da área que possuam interesse pela mecânica das rochas", diz o presidente. Os temas tratados pelo SBMR serão distribuídos em aplicações para engenharia civil, de mineração e de petróleo. Os destaques do 7º SBMR prometem atrair todos os tipos de público - desde estudantes até empresas associadas à ABMS. "Em relação aos estudantes, vamos dar continuidade à nossa interação com este público realizando mais um RockBowl", adianta Fontoura. Criado no Brasil, o RockBowl é um divertido jogo de perguntas e respostas sobre geotecnia que vem fazendo sucesso entre os estudantes de engenharia não apenas do Brasil. O jogo foi realizado na última edição do Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, no Canadá. "Esperamos que esta edição do RockBowl atraia muito mais universidades para competir". O público de jovens profissionais também terá espaço no SBMR. "Não é, ainda, muito comum darem visibilidade ao jovem profissional em grandes congressos, e queremos transformar isso", explica Sergio Fontoura. "Queremos inseri-los mais nitidamente na programação técnica do Simpósio, criando conferências especiais de jovens, como ocorre no Geojovem. O SBMR irá abrir muito espaço para este público". A programação do Simpósio pretende ainda beneficiar as empresas associadas à ABMS. "O Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas já vem desenvolvendo atividades que envolvam os associados corporativos diretamente no conteúdo técnico dos eventos - e traremos isso para o SBMR", diz Fontoura. "Queremos movimentar a participação técnica das empresas, incentivando que compartilhem seus trabalhos e suas inovações na área". "Além disso, o público do SBMR pode esperar uma grande visibilidade aos conferencistas brasileiros", adianta o presidente. "Há muitos nomes nacionais de grande prestígio que queremos trazer para o evento". O Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas recebe o apoio da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM), tendo recebido o status de evento especializado na área pela entidade - e sendo, agora, reconhecido internacionalmente por sua importância. Acompanhe a página sobre o SBMR no site do Cobramseg 2016 acessando aqui.Shaping the Future of Geotechnical Education (SFGE 2016)
O público acadêmico também marcará presença em Belo Horizonte entre os dias 19 e 20 de outubro de 2016. Organizado pelo TC 306 - Geo-Engineering Education da ISSMGE, o SFGE 2016 vai reunir academia, indústria e jovens profissionais para discutir o futuro da educação em engenharia geotécnica no mundo. Liderado por Waldemar Hachich, que também é editor da revista Soils and Rocks, o evento internacional será realizado em inglês e abordará, em sua programação, os seguintes tópicos: Effective education in geotechnical principles; Innovative geotechnical courses and programs; Laboratory coursework; Field coursework; Project based coursework; Active learning; The role of internships; IT applications; Opinion articles. De acordo com o TC-306, as edições anteriores da Conferência (realizadas na Romênia e na Irlanda) tiveram grande sucesso entre o público. "Muitos dos participantes declararam que aqueles eventos tiveram influência direta na forma como passaram a tratar a educação em geo-engenharia. E certamente não será diferente no próximo SFGE 2016", garante Hachich. Acompanhe a página do SFGE no site do Cobramseg 2016 acessando aqui.Temas relacionados: