ABMS, Poli-USP e a comunidade geotécnica saúdam a memória de Waldemar Hachich
28/04/2023
Marcada por muita emoção e momentos mais descontraídos, a homenagem à memória de Waldemar Coelho Hachich ficará inscrita na história da ABMS, da Escola Politécnica da USP e de toda a comunidade geotécnica. Realizada no dia 18 de abril na sede da Poli-USP, a reunião contou com a presença de alguns dos nomes mais expressivos da geotecnia nacional.
A ABMS esteve representada por seu presidente, Roberto Quental Coutinho, que fez a abertura do encontro na companhia do diretor da Poli-USP, Reinaldo Giudici, do presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, Ilan Gotlieb, do chefe do Departamento de Estruturas e Geotécnica da Poli, Miguel Martinez, e da professora Maria Eugenia Boscov, também da Poli, que foi a idealizadora da homenagem conjunta.
Alberto Sayão e Arsenio Nigro, ex-presidentes da ABMS, também participaram e renderam homenagens ao amigo Hachich. Do exterior, vieram depoimentos em vídeos de representantes da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e do ex-presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE), Roger Frank. O ex-presidente da Sociedad Chilena de Geotecnia, Luis Valenzuela, que participou presencialmente do evento, também também deixou o seu depoimento.
O tom geral das manifestações foi sempre de exaltação. Waldemar Hachich foi um aluno excepcional na graduação, feita na Poli-USP, como lembrou o colega Claudio Wolle. “Hachich esteve sempre muito acima dos demais”. O mesmo desempenho se verificou no doutoramento de Hachich no prestigiado MIT (Massachussetts Institute of Technology).
Amigos e colegas destacaram os vários aspectos da personalidade e da carreira de Hachich. Uma delas foi sua notável bagagem acadêmica e sua excelência como professor da Poli-USP, atividade que lhe dava mais alegria e prazer. Mereceu destaque sua atuação à frente da ABMS – de 2000 a 2004. Ele foi um dos promotores do Simpósio Luso-Brasileiro de Geotecnia, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Geotecnia.
Alberto Sayão lembrou que Hachich foi o principal incentivador da sua entrada na ABMS e, mais tarde, lançou-o candidato à Presidência da entidade na gestão subsequente (de 2004 a 2006), seguida de outra gestão no biênio 2006-2008.
A atividade empresarial do homenageado foi abordada por Eugenio Pabst, fundador da empresa Interact, que mantém até hoje, em conjunto com Hachich. O próprio nome da empresa foi ideia de Waldemar, que deixou a empresa algum tempo depois da sua criação.
O bom humor e o sorriso sempre estampado no rosto foram outras marcas do homenageado lembradas por vários amigos e colegas. O temperamento afável e a tranquilidade ao lidar com os problemas mais difíceis, além da generosidade, foram também características marcantes de Waldemar Hachich.
A engenheira Vera Fernandes Hachich, viúva do homenageado, esteve presente e agradeceu, ao final do encontro, as calorosas demonstrações de afeto e admiração de todos ao marido. Vera apresentou uma sequência de fotos de amigos e familiares em companhia de Hachich. Ao fundo, a música “Smile”, de Charles Chaplin, interpretada por Nat King Cole. No trecho final, ouviu-se um áudio em que o próprio Waldemar Hachich dedilha a canção ao piano.
Por iniciativa do presidente da ABMS, Roberto Coutinho, a homenagem foi toda gravada e está armazenada no Canal da ABMS no YouTube. É possível acessá-la aqui. A equipe de comunicação da ABMS gravou também duas entrevistas com o presidente Roberto Coutinho e com a professora Maria Eugenia Boscov. Assista:
Temas relacionados: ABMS,