Geotecnia e Alterações Climáticas foram temas do 18º Congresso Nacional de Geotecnia, em Portugal. Presidente da ABMS marcou presença - ABMS
images

Geotecnia e Alterações Climáticas foram temas do 18º Congresso Nacional de Geotecnia, em Portugal. Presidente da ABMS marcou presença

13/06/2023

O 18º Congresso Nacional de Geotecnia (18CNG) foi realizado na Universidade de Évora, em Portugal, entre os dias 14 e 17 de maio de 2023, com o tema “Geotecnia e Alterações Climáticas”. Realizado pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e o Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, o evento reuniu a comunidade científica, profissionais técnicos e o público em geral para discutir o papel fundamental da geotecnia na prevenção, mitigação e remediação dos efeitos das alterações climáticas.

A cerimônia de abertura do 18CNG foi realizada no dia 14 de maio e contou com a presença do professor Roberto Quental Coutinho, presidente da ABMS, do professor Alexandre Pinto, presidente da SPG, além de representantes da Ordem dos Engenheiros, da Universidade de Évora e da Comissão Organizadora. No mesmo dia, também foram realizados o 12º Encontro Nacional de Jovens Geotécnicos e a Conferência Ricardo Esquível Teixeira Duarte, que premiou trabalhos de destaque na área da geotecnia.

O congresso contou com a participação de 420 pessoas, além de 71 patrocínios e 16 stands na Exposição Técnica. Os nove subtemas do congresso abordaram diversas áreas da geotecnia e foram submetidos aproximadamente 300 resumos.

Em uma das sessões técnicas foram apresentadas as melhorias aplicadas às revistas Soils and Rocks e Geotecnia. Neste momento, foi entregue um certificado ao autor do melhor trabalho publicado na revista Geotecnia. (Imagem à direita)

Nos dias 15 e 16 de maio, foram realizadas as sessões paralelas, em que os participantes apresentaram seus trabalhos em cinco espaços da Universidade de Évora. Quatro conferências principais abordaram temas relevantes, como os desafios geotécnicos em condições geológicas extremas após a erupção vulcânica em La Palma, as lições geotécnicas e ambientais a partir do projeto Alqueva em contexto de alterações climáticas, a perspectiva geotécnica e ambiental da ferrovia entre Évora e Elvas e a evolução da engenharia geotécnica no Brasil.

No último dia do congresso, foram realizadas cinco visitas técnicas em locais relevantes da região do Alentejo, como a ferrovia Évora-Elvas, o porto de Sines, a mina de Neves-Corvo, os taludes das pedreiras da Zona dos Mármores e a Plataforma Logística Lisboa Norte.

Durante o evento, foi promovido ainda um concurso de fotografia com três temas: Congresso 18CNG, Visitas Técnicas e Évora. O concurso está aberto até o dia 30 de junho, e os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências visuais do congresso e das atividades relacionadas.

 

 

 

 

Temas relacionados: ABMS,