Ian Schumann Martins é o nome convidado para apresentar a 8ª De Mello Lecture - ABMS
images

Ian Schumann Martins é o nome convidado para apresentar a 8ª De Mello Lecture

07/07/2022

A tradicional De Mello Lecture é apresentada a cada dois anos por um profissional renomado da geotecnia e leva o nome de um dos principais geotécnicos internacionais, Victor de Mello. Em sua 8ª edição, o convidado para ministrar a palestra é o engenheiro brasileiro Ian Schumann Marques Martins, professor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). A apresentação está marcada para acontecer durante o Cobramseg 2022, de 23 a 26 de agosto, em Campinas (SP).

"Fiquei lisonjeado com o convite”, expressa Ian Schumann em entrevista à equipe de Comunicação da ABMS. “É também uma responsabilidade muito grande, porque todos aqueles que me antecederam nessa apresentação são estrelas do universo da mecânica dos solos e engenharia geotécnica mundial, um conjunto ao qual eu não pertenço.”

O convidado conta que dirigiu sua vida de pesquisa acadêmica seguindo uma linha de questões fundamentais da mecânica dos solos, o que pretende abordar em sua palestra. Sobre sua formação, relembra grandes professores e influências que teve ao longo do caminho, nomes como os dos professores Lobo Carneiro, Jaurés Feghali, Fernando Barata e Willy Lacerda.

Ian Schumann faz questão de revelar a grande influência que sofreu das ideias de Donald Wood Taylor, professor do MIT nas décadas de 40 e 50. Segundo ele, Victor de Mello era substituto eventual de Taylor, a quem deveu sua formação básica em mecânica dos solos e com quem manteve correspondência ativa até o seu falecimento, em 1955. Esta ligação perdurou mesmo após Victor de Mello ter deixado o MIT para fixar residência no Brasil, a partir de 1949.

O convite para a apresentação da 8ª De Mello Lecture foi motivado por um episódio contado por Ian.

 “O professor Victor de Mello foi convidado para participar da banca examinadora da minha tese de doutoramento, sobre os efeitos da velocidade de deformação sobre a resistência ao cisalhamento dos solos argilosos, tema no qual Taylor foi pioneiro”, conta. “Devido à agenda do professor na época do convite, sua participação não foi possível. Entretanto, ele tomou conhecimento da tese e fez alguns comentários positivos a seu respeito”.

Como o tema principal abordado na palestra é a influência da velocidade no comportamento dos solos argilosos, o palestrante viu a oportunidade de não só fazer uma homenagem a Victor de Mello, como também a dois professores que muito o inspiraram: Donald Wood Taylor e Willy Alvarenga Lacerda, este último também pioneiro no estudo da relaxação de tensões das argilas moles.

Para Ian Schumann, a mecânica dos solos é desafiadora, porque reúne uma série de ciências fundamentais, requer um esforço e uma dedicação muito grandes. Numa só frase: “Continuamos estudando e aprendendo sempre”.

Ian Schumann e Victor de Mello se conheceram através dos congressos de que participavam. “Sempre o procurava nos intervalos para ouvir suas histórias, coisas que tinha vivido. Sempre contadas de uma forma pitoresca e pintadas com as cores fortes de sua paleta. Ele era uma testemunha ocular do nascimento da mecânica dos solos”, conta Ian Schumann. Havia uma máxima que a sabedoria de Victor de Mello criou para si, que poderia e deveria, segundo o palestrante, ser adotada por cada um, independentemente do caminho profissional a ser seguido: “Choose your love and love your choice”.

Victor de Mello

Victor de Mello é um dos principais nomes da engenharia geotécnica internacional. Uma de suas principais características era sua postura vibrante e crítica. Não a crítica pela crítica, mas a crítica com o intuito de saber o porquê das coisas. Engenheiro e professor, foi também um dos fundadores da ABMS, entidade que presidiu entre 1964 e 1966. O engenheiro presidiu também a Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) entre 1981 e 1985.

Temas relacionados: ABMS,