Luciano Décourt propõe a modernização da engenharia de fundações no Brasil
Luciano Décourt percorreu o país levando a Palestra Milton Vargas para os associados da ABMS de todos os 10 Núcleos da entidade. O engenheiro foi direto ao ponto ao escolher o tema da palestra: "Quebrando Paradigmas na Engenharia de Fundações". O objetivo era provocar debates envolvendo antigas práticas que ainda hoje são utilizadas no país e que já deveriam ter sido substituídas por práticas mais avançadas.
Segundo Décourt, que percorreu o país entre os dias 6 de novembro e 7 de dezembro, muitos métodos ainda hoje usados na engenharia de fundações estão ultrapassados.
"Utilizam-se conceitos surgidos há 60 anos e que hoje não fazem mais nenhum sentido", ressalta o palestrante. "Aliás, a engenharia de fundações evoluiu muitíssimo, mas muitos continuam seguindo esses raciocínios ultrapassados".
O engenheiro procurou demonstrar com exemplos o que há de anacrônico nessa área. Ele elencou alguns métodos mais modernos que podem substituir os antigos com inúmeras vantagens.
Um deles é relativo ao SPT (Standard Penetration Test) que segundo Décourt, pode e deve ser substituído pelo SPT-T (Standard Penetration Test com medidas de torque). "O SPT-T é uma versão do SPT mais completa e que dá informações muito mais precisas. Além disso, o custo dos dois ensaios é praticamente idêntico".
Outro conceito que o engenheiro considera superado é o de tensão admissível que, segundo ele, serve para outros materiais, mas não para solos. "Hoje, um bom projeto de fundações deve almejar recalques iguais e não tensões iguais para todas as sapatas e recalques iguais, para cargas diferentes pressupõem tensões diferentes".
Luciano Décourt falou também sobre monitoramento de recalques, algo que é de extrema importância em uma obra. Na visão do palestrante, essas medidas podem ser complementadas por avaliações das cargas dos pilares, o que irá permitir transformá?las em provas de carga. Com isso, pode-se dar mais segurança à obra, antevendo-se eventuais problemas. "Provas de carga são, obviamente, muito mais abrangentes do que simples medidas de recalque", assegura o engenheiro.
"Acredito ter alcançado meus objetivos com a Palestra Milton Vargas. Consegui transmitir tudo aquilo que queria", aponta Luciano Décourt. "Agora, cada um utiliza as informações da forma que julgar mais conveniente".
Décourt conta ter aceitado o convite da ABMS para estimular debates e contribuir para a atualização dos profissionais de fundações.
"Sinto-me realizado e com a sensação de missão cumprida. Acredito que tenha conseguido fazer aquilo que me propus", comentou o engenheiro após o último encontro.
Confira aqui a apresentação em PDF de Luciano Décourt. Veja também o vídeo do evento.
Palestra Milton Vargas
A Palestra Milton Vargas da ABMS homenageia um dos fundadores da ABMS e o 1º presidente da Associação, o engenheiro Milton Vargas, e tem como objetivo disseminar a geotecnia e a ABMS em diferentes regiões do país.
Temas relacionados: