Núcleo São Paulo da ABMS realiza evento sobre geofísica aplicada à geotecnia - ABMS
images

Núcleo São Paulo da ABMS realiza evento sobre geofísica aplicada à geotecnia

São Paulo

29/05/2026

O Núcleo Regional São Paulo da ABMS promoveu, no dia 5 de maio, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o evento “Geofísica Aplicada à Geotecnia”. A atividade reuniu estudantes, profissionais, associados da ABMS e representantes de empresas da área para discutir aplicações, possibilidades e desafios do uso de ensaios geofísicos em obras geotécnicas.

A programação foi dividida em dois momentos. No período da manhã, foi realizado um minicurso ministrado pelo geólogo e geofísico Otávio Gandolfo, com apresentação de diferentes tipos de ensaios geofísicos, suas aplicações, vantagens e limitações. Ao final do curso, duas empresas participantes realizaram demonstrações práticas na área externa da Poli-USP, permitindo que os inscritos acompanhassem a execução dos ensaios em campo.

No período da tarde, o evento contou com um ciclo de palestras com profissionais convidados, além de uma apresentação de uma das empresas patrocinadoras. As exposições abordaram, principalmente, casos práticos de aplicação da geofísica em obras, com exemplos de uso dos ensaios em diferentes contextos da engenharia geotécnica.

Segundo Ilan, representante do Núcleo São Paulo da ABMS, o objetivo da atividade foi aproximar os associados e participantes de temas relevantes e ainda em expansão dentro da geotecnia. “A ideia era trazer novidades para que os nossos associados e quem se inscreveu pudessem ter contato com novas tecnologias da área de ensaios, para melhor compreensão do solo em várias obras”, afirmou.

O minicurso contou com 31 inscritos. Já no período da tarde, com a participação dos inscritos da manhã e de novos participantes, o evento reuniu 64 pessoas. O público foi formado por alunos da Poli-USP, profissionais da área, associados da ABMS e representantes de empresas que atuam com esse tipo de ensaio.

Entre os destaques do encontro, Ilan ressaltou as demonstrações práticas realizadas no campus da Poli-USP. Para ele, essa etapa foi importante por permitir que os participantes visualizassem, na prática, parte do conteúdo apresentado no minicurso. Outro ponto destacado foi a participação do público durante a mesa-redonda, que encerrou a programação com debate, perguntas e troca de experiências entre participantes e palestrantes.

“A mesa-redonda foi muito rica, com bastante participação do público. Como é um assunto ainda relativamente novo, gerou muito interesse e muitas perguntas”, comentou.

Para o Núcleo São Paulo, a realização do evento também reforça o papel da ABMS na difusão de conhecimento técnico e na aproximação entre profissionais, empresas e meio acadêmico. Ilan destacou que a parceria com a Poli-USP foi fundamental para a atividade e faz parte de um movimento do Núcleo de fortalecer a relação com universidades e estudantes.

“Um dos focos da nossa gestão no Núcleo São Paulo é nos aproximarmos mais do meio acadêmico, para gerar nos jovens alunos o interesse pela área e, quem sabe, muitos deles virem depois a se especializar e trabalhar com geotecnia”, afirmou.

O Núcleo São Paulo da ABMS já prepara novas atividades para o segundo semestre. Entre elas, está previsto um workshop sobre riscos em áreas de encostas e acidentes geológicos geotécnicos, evento realizado anualmente pelo Núcleo e que, em 2026, deverá acontecer em parceria com a universidade em Rio Claro.

Temas relacionados: