Em live, Núcleo Jovem aborda os desafios geotécnicos na academia e na indústria - ABMS
images

Em live, Núcleo Jovem aborda os desafios geotécnicos na academia e na indústria

30/08/2021

O Núcleo Jovem da ABMS organizou, no dia 25/8, uma live sobre os “Desafios geotécnicos - academia, prática e o contexto do mercado atual”. A conversa, transmitida pelo Canal ABMS, contou com a presença do professor da Universidade Federal de Santa Maria e doutor em engenharia geotécnica, Magnos Baroni, Marianna Dias, mestre em engenharia geotécnica e diretora do Núcleo Jovem da ABMS, e Tiago Souza, doutor em engenharia geotécnica e proprietário da Solotechnique.

Os palestrantes iniciaram comentando sobre carreiras e especializações. Magnos Baroni contou sua trajetória até se tornar professor universitário, desde a graduação até o doutorado. Ele também comentou como foi trabalhar em projetos, como as obras para os Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo no Brasil.

Tiago Souza contou como foi a decisão de cursar o doutorado no ITA e não na USP, onde cursou o mestrado. Segundo ele, o desejo de buscar uma formação em outro lugar e conhecer pessoas com outras formações foi determinante na escolha. Tiago também compartilhou as experiências e os aprendizados que teve durante a fundação da própria empresa, a Solotechnique.

Marianna Dias ressaltou a importância de os estudantes planejarem onde querem cursar a pós-graduação, mestrado e doutorado. Para conhecer o viés que a instituição possui e se está de acordo com o que querem para a carreira. Os três também alertaram sobre a importância de o profissional geotécnico continuar estudando, aprendendo e se aperfeiçoando constantemente.

Outro assunto debatido foi a importância de os estudantes estarem tanto no ambiente acadêmico como no de atuação. Segundo Tiago, esse é o profissional do futuro, sensível a atuar nas duas áreas. Os palestrantes ainda responderam perguntas e interagiram com os internautas.

 Assista à gravação da live. 

Temas relacionados: ABMS,