Paulo Henrique Dias quer Memorial para que a tragédia de Petrópolis não seja esquecida - ABMS
images

Paulo Henrique Dias quer Memorial para que a tragédia de Petrópolis não seja esquecida

15/03/2022

As cenas terríveis da recente tragédia em Petrópolis (RJ) não podem ser esquecidas. É preciso criar um Memorial para homenagear as vítimas das chuvas e deslizamentos e lembrar a todos que muito precisa ser feito para que cenas assim não voltem a ocorrer no futuro. O autor da ideia é o engenheiro geotécnico Paulo Henrique Dias, diretor da SEEL, que fala à ABMS nesta entrevista em vídeo.

O tema “estabilidade de encostas” é caro ao engenheiro, que se dedica há anos ao estudo de soluções que possam evitar ou minimizar acidentes geotécnicos com essas características. “Sabemos todos o que é preciso ser feito do ponto de vista técnico”, diz Paulo Henrique. “Acontece que a comoção inicial decorrente da tragédia é gradualmente substituída pelo esquecimento. Em pouco tempo, poucos se lembram da tragédia e, em consequência, nada é feito”.

A ideia do Memorial em homenagem às vítimas pretende justamente interromper o ciclo tragédia, comoção, esquecimento, tragédia. Paulo Henrique Dias acredita que é preciso sensibilizar a população, os gestores públicos e a sociedade como um todo. “Nossa esperança é despertar a sociedade, impedir o esquecimento e realizar ações efetivas que possam evitar ou minimizar futuras tragédias”.

Assista à entrevista:

Temas relacionados: ABMS,