Roberto Coutinho, presidente da COBRAE, fala sobre a atuação da ABMS em desastres naturais ao longo dos anos - ABMS
images

Roberto Coutinho, presidente da COBRAE, fala sobre a atuação da ABMS em desastres naturais ao longo dos anos

17/01/2022

As tragédias decorrentes das chuvas que a população brasileira está vivenciando nas últimas semanas são comumente denominadas de “desastres naturais”. Para Roberto Quental Coutinho, presidente da VIII COBRAE e professor da Universidade Federal de Pernambuco, é importante elucidar que, apesar da fonte do problema ser natural, muitas vezes a gravidade de cada episódio é resultado de ações humanas. "Temos também que refletir sobre a nossa responsabilidade".

Para o engenheiro, o entendimento técnico dos processos geológicos, geotécnicos e hidrológicos e a análise e gestão dos riscos é fundamental nesses casos. A ABMS vem atuando ativamente em eventos de desastres há muitos anos, como aqueles que aconteceram em Santa Catarina, em 2009, e na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

Coutinho defende, ainda, que “através dos congressos, comissões técnicas e palestras, a ABMS tem uma forte interação nessa temática com a sociedade, com os órgãos públicos e, particularmente, com as obras de engenharia”.

A COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas tem os acidentes e desastres naturais como um dos destaques de sua programação técnica. "Este ano pretendemos ampliar essa temática, entendendo o momento histórico que estamos vivendo e com a preocupação com as mudanças climáticas. Temos que atuar de forma clara e consciente", diz Coutinho.

A COBRAE acontece entre 23 e 26 de novembro de 2022, em Porto de Galinhas, PE. As inscrições estão abertas. Acesse: cobrae.com.br

Assista à entrevista completa com Roberto Quental Coutinho: 

Temas relacionados: ABMS,