REGEO/Geossintéticos23 busca promover a geotecnia ambiental. Inscreva-se
30/05/2023
Organizado pela ABMS e pela Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil), o REGEO/Geossintéticos’23 acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho. O evento tem como tema central “Geotecnia Ambiental e Geossintéticos: garantia de um futuro com qualidade!” e será realizado no Auditório Zélia Gattai, no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador (BA).
O objetivo desta edição é abordar como a engenharia geotécnica se prepara para um futuro mais consciente em relação ao meio ambiente. Em entrevista para a equipe de comunicação da ABMS, Luciene Lima, membro do Comitê Gestor da Comissão Organizadora, afirma que estão na fase final da preparação para o evento.
Programação
Dentre as novidades da edição, a engenheira destaca a Seção Histórica, que abordará diversos assuntos relacionados à trajetória dos geossintéticos e da geotecnia ambiental. Luciene fala ainda sobre a Feira de Exposições, onde serão dispostos stands com as novidades do mercado e as soluções mais modernas no campo da engenharia ambiental e de geossintéticos.
Em meio às interações proporcionadas pelo REGEO/Geossintéticos’23, haverá a Conexão Geossintética, que torna possível a interação entre a indústria e os estudantes. Neste momento do evento, empresas se reúnem com graduandos e pós-graduandos a fim de compartilhar programas de treinee, oportunidades de estágio, entre outros assuntos relevantes para quem está estudando e se especializando na área.
No dia 20/7, acontecerá a confraternização da edição. O jantar será realizado no espaço Colaboraê, no Rio Vermelho, com direito a open bar de bebidas diversas. Logo depois, no pavimento superior do espaço, acontecerá a GeoNight, que conta com a presença de Sambaiana, um coletivo feminino de samba, nascido em Salvador.
Palestras
Entre os palestrantes confirmados no evento, 50% são mulheres. “Isso não costuma acontecer em eventos de geotecnia e mostra a produção e a força da mulher dentro da área”, diz Luciene Lima. Algumas das engenheiras confirmadas na edição são: Denise de Carvalho Urashima, professora do CEFET-MG, Maria das Graças Gardoni Almeida, da UFMG, Elisabeth Ritter, docente da UERJ, Paula de Melo Martins, engenheira da Golder Associates, entre outros importantes nomes da área.
Nas palestras, os convidados apresentarão temas como a modelagem do fluxo de água, encapsulamento de contaminantes, estabilização de geomateriais, resíduos de construções, inteligência artificial e muitos outros assuntos que se relacionam ao uso de geossintéticos.
Para mais informações sobre o REGEO/Geossintéticos’23, clique aqui.
GeoQuiz
Outra novidade apresentada no evento será o GeoQuiz, que consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre geossintéticos. A atividade tem como objetivo a interação entre profissionais da área de geossintéticos e a aprendizagem de forma descontraída.
“As equipes são formadas por um orientador, que deve estar vinculado à uma instituição de ensino superior e dois ou três alunos, seja em nível de graduação ou pós-graduação. Esses alunos devem ter no máximo 35 anos de idade”, explica Fagner França, membro da Coordenação Científica da Comissão Organizadora. Seis equipes podem participar da atividade e os três primeiros colocadores serão premiados.
As inscrições para o GeoQuiz já estão abertas e podem ser feitas até o dia 8/7. Os participantes da atividade terão a isenção na taxa de inscrição do Congresso.
Para saber mais sobre o GeoQuiz, acesse o site aqui.
Inscreva-se no evento aqui.
Temas relacionados: ABMS,