REGEO/Geossintéticos 2023 reúne mais de 320 participantes em Salvador (BA) - ABMS
images

REGEO/Geossintéticos 2023 reúne mais de 320 participantes em Salvador (BA)

02/08/2023

O X Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental (REGEO’23) e o IX Congresso Brasileiro de Geossintéticos (Geossintéticos’23), realizados pela ABMS e pela IGS Brasil nos dias 18 a 21 de julho, foram um grande sucesso de público e de avaliação. Reuniram mais de 320 congressistas no Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador (BA) para trocar conhecimentos, discutir novidades e conhecer produtos e serviços inovadores da área da geotecnia ambiental e geossintéticos. Entre apoiadoras e expositoras, 22 empresas também participaram do evento.

Para o engenheiro Hélio Baptista, membro do Comitê Gestor do REGEO/Geossintéticos’23, o resultado dos encontros foi totalmente satisfatório apesar dos desafios enfrentados durante sua organização. “Os Congressos foram parcialmente planejados durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, em meio às incertezas sobre o distanciamento social”, explica Baptista, que também foi presidente do Núcleo Bahia da ABMS. A alta nos preços das passagens aéreas e de hospedagem na região também foram questões que surgiram durante o período.

Tudo deu certo no final. O engenheiro conta que a Sessão de Abertura do evento lotou o auditório do Centro Universitário. “Recebemos caravanas de estudantes de graduação e de mestrado de São Carlos (SP), Brasília (DF), Santa Maria (RS), Campina Grande (PB) e Juiz de Fora (MG), para citar algumas regiões”, comenta o engenheiro. “Atrair esse público tão diversificado era um dos nossos objetivos e o alcançamos com sucesso”.

Um evento jovem e igualitário

Baptista destaca a atuação ativa de estudantes e profissionais jovens durante todo o Congresso e, especialmente, a forte participação de mulheres geotécnicas. Ele conta que o REGEO/Geossintéticos são Congressos feito por jovens desde sua primeira edição. “O primeiro evento sobre geotecnia ambiental aconteceu no país na década de 1980, ou seja, há aproximadamente 40 anos”, explica. “São temas considerados recentes nas universidades e na comunidade técnica brasileira.”

Além disso, o engenheiro ressalta as contribuições das mulheres atuantes nas áreas. “Desde sempre as mulheres estavam em pé de igualdade com os homens nessas áreas, como deve ser”, lembra Baptista. “Por isso, fizemos questão de convidar várias professoras e especialistas para esta edição e fazer com que o evento fosse o mais igualitário possível. O resultado disso foi que tivemos apresentações excepcionais, de altíssimo nível técnico, ministradas por mulheres especialistas da área”.

Destaques da programação

Presidente da ABMS, Roberto Quental Coutinho destacou a programação científica do REGEO/Geossintéticos’23, que contou com contribuições de grandes nomes das áreas da geotecnia ambiental e de geossintéticos. “Um momento de grande importância foi a Palestra Benedito de Souza Bueno, que homenageia um dos mais importantes especialistas em geossintéticos no país e que, infelizmente, nos deixou em 2015”, declara Coutinho.

A Palestra foi proferida pelo engenheiro Orencio Monje Vilar, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP). O tema da apresentação foi “Geossintéticos, Meio Ambiente e o universo nano: Perspectivas”. Outro destaque foi a palestra proferida pelo engenheiro Jorge Zornberg, professor da Universidade do Texas em Austin, que tratou do tema “Roadways over expansive clays: characterization of the problem and mitigation using geosynthetics”.

“Também tivemos a participação do engenheiro André Brasil, presidente da Comissão Técnica de Geotecnia Ambiental da ABMS, e de outros nomes importantes da geotecnia ambiental, como as dos professores Delma Vidal, Eugenia Boscov, Ennio Palmeira, José Fernando Jucá e demais especialistas que contribuíram com o Congresso”, enfatiza o presidente da ABMS.

O GeoQuiz, o divertido jogo de perguntas e respostas sobre os temas do evento, engajou ainda mais o público do REGEO/Geossintéticos’23. Quatro equipes disputaram o primeiro lugar da competição. A grande vencedora foi a equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além do troféu, os geojovens receberam livros e materiais fornecidos pela empresa Maccaferri, patrocinadora do jogo.

Exposição Técnica

Outro grande sucesso desta edição do REGEO/Geossintéticos foi a Exposição Técnica, onde as empresas expuseram suas soluções técnicas voltadas para a área da geotecnia ambiental e geossintéticos. “Também contamos com a presença de representantes do Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT - Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, o que para nós foi uma grande satisfação”, enfatiza Coutinho.

Segundo Baptista, a exposição foi um grande sucesso. “Muitos dos congressistas locais aproveitaram a oportunidade da Feira para conhecer empresas sediadas em outras regiões”, conta. “Todos conversaram muito entre si, trocaram experiências e ideias. As empresas expositoras ficaram muito satisfeitas com a receptividade do público”.

73 anos da ABMS

Uma feliz coincidência aconteceu no dia 21 de julho, último dia de evento. Nessa data também foi celebrado o aniversário de 73 anos da ABMS. “Aproveitamos a oportunidade para homenagear a nossa Associação e a todos os presidentes que já lideraram a ABMS durante toda sua história”, conta Coutinho. “Foi um momento de muito carinho e alegria.”

Assista às entrevistas com Robertou Coutinho e Hélio Baptista:

Temas relacionados: ABMS,