Geotecnia brasileira perde Waldemar Hachich - ABMS
images

Geotecnia brasileira perde Waldemar Hachich

13/09/2022

Aos 72 anos, Waldemar Coelho Hachich faleceu em São Paulo, na manhã do dia 13 de setembro. Ex-presidente da ABMS (2001-2004), Hachich foi um dos grandes nomes da engenharia geotécnica nacional e obteve também destaque internacional como presidente do Comitê Técnico "Geo-Engineering Education" da Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE). Também participou da reformulação da revista internacional Soils and Rocks, da qual foi editor (2013-2016).

Graduado em Engenharia Civil pela USP, obteve mestrado em Engenharia de Estruturas também pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Geotécnica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor titular da Escola Politécnica da USP, era querido e admirado por alunos e colegas.

Entre 1973 e 1976, trabalhou na Promon Engenharia. Fundou as empresas Interact, em 1986, e Geoexpert, em 1992, onde atuou na consultoria geotécnica e desenvolvimento de softwares. 

Foi ainda coeditor e coautor do livro “Fundações: Teoria e Prática”, da ABMS e da ABEF. Nas áreas profissional e acadêmica, atuava em métodos analíticos, numéricos e probabilísticos em Geomecânica, e em riscos, confiabilidade e decisões em Engenharia Geotécnica.

A ABMS presta as mais sinceras condolências aos familiares e agradece Waldemar Hachich pela sua dedicação à engenharia geotécnica e à própria ABMS.

Leia também: Waldemar Hachich foi "ímpar na retidão, delicadeza e elegância", afirma Arsenio Negro, ex-presidente da ABMS

Leia também: Frederico Falconi, vice-presidente da ABMS, presta homenagem a Waldemar Hachich

 

 

Temas relacionados: ABMS,