Conheça os vencedores dos Prêmios Acadêmicos e Profissionais ABMS 2024 - ABMS
images

Conheça os vencedores dos Prêmios Acadêmicos e Profissionais ABMS 2024

28/10/2024

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) concluiu a edição de 2024 dos seus Prêmios Acadêmicos e Profissionais, reconhecendo os melhores trabalhos acadêmicos e profissionais em diferentes áreas da geotecnia. A cerimônia de premiação foi realizada durante o Cobramseg 2024, realizado em Balneário Camboriú.

Vencedores dos Prêmios Acadêmicos 2024

Nesta edição, os Prêmios Acadêmicos registraram um total de 54 inscrições, distribuídas conforme cada prêmio:

Prêmio Fernando E. Barata: 12 inscritos

Prêmio Icarahy da Silveira: 18 inscritos

Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho: 5 inscritos

Prêmio Costa Nunes: 19 inscritos

As inscrições passaram por uma análise criteriosa, realizada em duas fases. Primeiro, os jurados avaliaram os resumos e, posteriormente, os trabalhos completos. Confira abaixo os trabalhos premiados:

Prêmio Fernando Emmanuel Barata

O Prêmio Fernando Emmanuel Barata destina-se ao melhor trabalho de conclusão de curso de graduação ou iniciação científica.

Os cinco finalistas foram:

1. Análise determinística e probabilística de estabilidade de encosta: estudo de caso - Armando Belato Pereira (CEFET-MG)

2. A interpretação do ensaio de piezocone (CPTU) visando a avaliação do potencial de liquefação dos solos - Henrique Mac Dowell Gonçalves (UFRJ)

3. Análise do efeito da adição de máscaras descartáveis de polipropileno (Covid-19) na resistência à compressão de tijolos solo-cimento -  Kristiano Cavalcante Vasconcellos de Mendonça (UFRJ)

4. Direct simple shear (DSS) e cyclic direct simple shear em solos moles adensados para baixas tensões - Clarisse Tamanqueira do Couto (UFRJ)

5. Estabilização de rejeito de minério de ferro com polímero superabsorvente - Giovana Abreu de Oliveira (UFMG)

Vencedor: Kristiano C. Vasconcellos de Mendonça, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Trabalho: “Análise do Efeito da Adição de Máscaras Descartáveis de Polipropileno (COVID-19) na Resistência à Compressão de Tijolos Solo-Cimento”

Orientador: Lucas Marques Pires da Silva (UFRJ) e Gustavo Vaz de Mello Guimarães (UFRJ)

Prêmio Icarahy da Silveira

O Prêmio Icarahy da Silveira premia o autor da melhor dissertação de mestrado em geotecnia.

Os cinco finalistas foram:

1. Modelagem Física de Plataformas de Transferência de Carga Reforçadas com Geossintéticos utilizando um Sistema Estratificado de Solos Transparentes - Dhionata W. M. Santos (UFSCar)

2. Instability Of The Fundão Sand Tailings Under Lateral Extrusion Stress Path With Different Drainage Condition In Triaxial And Hollow Cylinder Tests - Antonio Jeronimo P. de Souza Junior (COPPE/UFRJ)

3. Análise da interação solo-estrutura de uma obra de arte especial pelo estudo das funções de impedância de suas fundações - Gabriela Vieira Menezes (POLI/USP)

4. Avaliação do efeito da sucção na resistência por atrito lateral de fundações por estacas do tipo hélice-contínua em solo não saturado - João Gabriel Mercio Xavier Zacarin (EESC/USP)

5. Comportamento Mecânico e Liquefação Estática de Um Rejeito de Minério de Ferro em Direct Simple Shear (DSS) - Douglas de Andrade Neves (UFRJ)

Vencedor: Douglas de Andrade Neves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Trabalho: "Comportamento Mecânico e Liquefação Estática de um Rejeito de Minério de Ferro em Direct Simple Shear (DSS)"

Orientador: Fernando Artur Brasil Danziger (UFRJ) e Graziella Maria Faquim Jannuzzi (UFRJ)

Menção Honrosa: Dhionata W. M. Santos 

Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho

O Prêmio Jaime de Azevedo Gusmão Filho reconhece o autor da melhor tese de mestrado ou de doutorado em geotecnia de cunho socioambiental.

Os quatro finalistas foram:

1. Gestão integrada de riscos e desastres associados a movimentos de massa com ênfase nas resiliências institucionais e comunitárias: uma análise sobre os indicadores de resiliência em áreas do município do Jaboatão dos Guararapes – PE - Rejane Lucena (UFPE)

2. Melhoria de solos com fibras provenientes da indústria avícola - Rosemary Janneth Llanque Ayala (UNB)

3. Desenvolvimento de tijolos eco-eficientes de barro com adição de cinza, serragem, fibra de papel e efluente manipueira na ausência da queima e do cimento Portland - Francisco Almeida Ângelo (UFMG)

4. Substituição de agregado mineral fino por polietileno tereftalato (PET) reciclado no comportamento mecânico de mistura asfáltica densa -José Wilson dos Santos Ferreira (UNB)

Vencedor: Francisco Almeida Ângelo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Trabalho: "Desenvolvimento de Tijolos Eco-Eficientes de Barro com Adição de Cinza, Serragem, Fibra de Papel e Efluente Manipueira na Ausência da Queima e do Cimento Portland"

Orientador: Gustavo Ferreira Simões (UFMG)

Prêmio Costa Nunes

O Prêmio Costa Nunes destina-se à melhor tese de doutorado em geotecnia.

Os cinco finalistas foram:

1. Um Modelo para o Adensamento Unidimensional de Solos Argilosos com Resistência Viscosa Não-Linear - Fernando da Silva Oliveira (UFRJ/COPPE)

2. Estimativa de recalques médios em fundação: Novo método - Pedro Eugenio Silva de Oliveira (UFPE)

3. Análise do comportamento de um radier estaqueado com base em instrumentação de fundação e pilares - Heitor Cardoso Bernardes (UNB)

4. Risco de Ruptura de Encosta Causada por Chuva com Consequência para Oleodutos e Gasodutos na Serra do Mar Implementando a Análise Não Saturada, Transiente e Fracionária - Pedro Victor Serra Mascarenhas (UNB)

5. Avaliação do comportamento de aterro construído sobre solo mole: Monitoramento Geotécnico e Modelagem Numérica Bidimensional e Tridimensional - Danisete Pereira de Souza Neto (UFPE)

Vencedor: Pedro Victor S. Mascarenhas, da Universidade de Brasília (UNB)

Trabalho: "Risco de Ruptura de Encosta Causada por Chuva com Consequências para Oleodutos e Gasodutos na Serra do Mar Implementando a Análise Não Saturada, Transiente e Fracionária"

Orientador: André Luís Brasil Cavalcante (UNB)

Menções Honrosas: Heitor Cardoso Bernardes e Fernando da Silva Oliveira

Vencedores dos Prêmios Profissionais 2024

Prêmio Manuel Rocha

O Prêmio Manuel Rocha destaca profissionais que contribuem para a evolução da engenharia geotécnica.

Vencedor: Alexandre Duarte Gusmão

Banca: Sussumu Niyama, André Luís Brasil Cavalcante e Argimiro Alvarez Ferreira.

Prêmio Terzaghi

O Prêmio Terzaghi reconhece o autor do melhor trabalho ou do melhor conjunto de trabalhos publicados no Brasil.

Vencedora: Laura Maria Goretti da Motta

Banca: Ennio Marques Palmeira, Faiçal Massad e Márcio de Souza Soares de Almeida.

Prêmio José Machado

Não houve um projeto vencedor para o Prêmio José Machado na edição de 2022-2023. Embora os projetos apresentados tenham utilizado instrumentação de campo para monitoramento e atendido aos requisitos de participação direta do candidato, o comitê julgador concluiu que, por não terem sido realizados em obras executadas, não atendiam plenamente aos critérios desta premiação. 

Banca: Ilan Davidson Gotlieb, Maurício Martines Sales, Paulo Henrique Vieira Dias.         

A ABMS parabeniza todos os inscritos pelo alto nível dos trabalhos submetidos e a todos os vencedores desta edição!

 

(Fotos: Sandra Puente @2cksfotografias)

Temas relacionados: ABMS,