GEORS 2024 reuniu 390 profissionais, acadêmicos e estudantes para discutir o futuro da Geotecnia - ABMS
images

GEORS 2024 reuniu 390 profissionais, acadêmicos e estudantes para discutir o futuro da Geotecnia

Rio Grande do Sul

01/11/2024

Depois de duas décadas, o GEORS (Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul) voltou a acontecer na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A 12ª edição do evento foi realizada nos dias 17 e 18 de outubro de 2024 e reuniu 390 participantes, entre eles acadêmicos, estudantes e profissionais da área. A organização foi liderada pelo Núcleo Regional Rio Grande do Sul da ABMS, com o apoio do Grupo de Pesquisa em Geotecnia da FURG.

Palestras

O GEORS 2024 foi estruturado em quatro grandes sessões temáticas: Fundações e Obras de Terra, Geotecnia Ambiental, Investigação Geotécnica e Pavimentação. As palestras contaram com a presença de profissionais do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Rio de Janeiro e Brasília. 

Eles abordaram temas como a segurança e desempenho de fundações, os impactos das chuvas recentes na infraestrutura do Estado, novos materiais sustentáveis, o beneficiamento de rejeitos, investigação e monitoramento de pavimentos, entre outros assuntos relevantes. “Nos preocupamos muito para que a diversidade dos temas abordado nas palestras contemplassem a geotecnia como um todo”, destaca Diego Fagundes, presidente da Comissão Organizadora do GEORS.

Durante o evento, foram submetidos aproximadamente 50 trabalhos acadêmicos, e os dois melhores trabalhos de cada área foram apresentados nas sessões temáticas do evento. “Os trabalhos enviados apresentaram uma fotografia da qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas e proporcionou ao público, a experiência de enxergar a abrangência da geotecnia na Engenhraia”, comenta Fagundes.

Resiliência climática

A temática da resiliência climática foi um dos focos do evento, reforçando a importância da engenharia geotécnica na minimização dos impactos dos desastres naturais. A geotecnia desempenha um papel crucial na proteção de infraestruturas e na segurança das comunidades. 

Estudos inovadores, como o uso de geobags para reduzir alagamentos em áreas costeiras, foram apresentados no Seminário, mostrando o potencial desses materiais no desenvolvimento de soluções sustentáveis e eficazes.

Geobowl 2024

O encerramento do evento foi marcado pela tradicional competição Geobowl, um torneio de perguntas e respostas sobre temas da geotecnia. A 5ª edição contou com a participação de dez equipes de universidades de todo o estado.

A final, disputada entre as equipes da UFPEL e da UFRGS, foi acirrada, com a vitória ficando com o time da UFRGS, o Geoforce, por uma diferença de apenas 10 pontos. “Assim como as outras edições da competição, essa também foi um sucesso. Tivemos uma final muito parelha e emocionante”, ressaltou Diego Fagundes. O sucesso do Geobowl reforça o compromisso do GEORS em estimular a formação de novos talentos na área.

Prêmio Azambuja

O evento destacou-se pela entrega do Prêmio Azambuja, que reconhece a excelência em trabalhos de pesquisa na área de Geotecnia. O prêmio principal foi concedido a Igor Sieczkowski Moreira, da UFRGS, pelo desenvolvimento de um aplicativo computacional que considera a temperatura em pavimentos flexíveis, sob a orientação do professor Lélio Brito.

A Menção Honrosa foi para Valéria Vaz Alonso, que apresentou um inventário e análise dos parâmetros geotécnicos do município de Rio Grande, pesquisa orientada por Karina Retzlaff Camargo e Cezar Burkert Bastos.

Impacto positivo

O seminário também proporcionou momentos de descontração. O jantar, patrocinado pela Geobrugg, reuniu os participantes e permitiu um importante networking de forma mais informal entre os profissionais e estudantes. O espaço de convivência do evento, também proporciono as empresas patrocinadoras momentos de intercâmbio de experiências e discussões com o público nos intervalos das palestras.

Para Diego Fagundes, o GEORS 2024 foi um sucesso em todos os aspectos, desde a qualidade das palestras até a interação entre os participantes. “O GeoRS é um evento regional, mas nos fez lembrar da grandiosidade dos eventos nacionais. Fruto do incentivo nosso núcleo regional, do empenho de todo o comitê organizador, do apoio das empresas patrocinadoras, da qualidade dos trabalhos e palestras e da expressiva participação do público”.

Com o sucesso da XII edição do Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul, a ABMS e a FURG reafirmam seus papeis como polos de excelência no estudo da geotecnia e mantêm viva a tradição de um evento que continua a inspirar e formar novas gerações de geotécnicos no Brasil.

Temas relacionados: