Livro a ser lançado em 23/3 aborda a igualdade de gênero na engenharia - ABMS
images

Livro a ser lançado em 23/3 aborda a igualdade de gênero na engenharia

Todas as Notícias

21/03/2021

O livro Conversa entre Meninas e Engenheiras - Semeando Oportunidades para Igualdade de Gênero na Ciência é fruto de um projeto inovador da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo foi apresentar a área de engenharia a meninas que estudam no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas para mostrar a elas que engenharia é também uma profissão feminina. O lançamento da segunda edição do livro conta com o apoio do Núcleo Centro-Oeste da ABMS e está marcado para o dia 23/3, às 16h, no canal da UFG no YouTube.

Incentivar a igualdade de gênero na engenharia geotécnica é um dos pilares do Núcleo Centro-Oeste da ABMS na gestão 2021-22, liderado por André Luís Brasil Cavalcante. Por conta disso, nada mais natural que o apoio do Núcleo ao lançamento do livro. Somou-se a isso o fato de que associados da ABMS no Centro-Oeste fizeram parte da organização da obra.

Márcia Mascarenha, professora da UFG e conselheira da ABMS, é uma das autoras e líderes do projeto. Completam a representação da ABMS na organização do livro a professora da PUC-GO e secretária geral do Núcleo CO, Marta Pereira da Luz, o professor da Universidade de Brasília José Camapum de Carvalho,  e a professora Andrelisa Santos de Jesus, ambos membros ativo da ABMS. Além desses nomes vinculados à ABMS, o livro tem como organizadoras Karla Emmanuela Ribeiro Hora, diretora da EECA, e Carmem Lúcia Teixeira, presidente do Centro de Juventude Cajueiro.

O projeto que deu origem ao livro

Coordenado pela professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora, o projeto da UFG foi desenvolvido ao longo de 2019 e envolveu toda a comunidade universitária. O objetivo foi apresentar a engenharia às alunas do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e atrair mais mulheres aos cursos da área.

O projeto foi realizado em três escolas da periferia de Goiânia e contou com diversas ações. Houve visitas à hidrelétrica de Furnas e aos laboratórios da Escola da Escola de Engenharia Civil e Ambiental Universidade Federal de Goiás. Foram organizados grupos de estudos em que alunas de graduação da UFG deram aulas às estudantes das escolas públicas. Houve palestras ministradas por professoras da Universidade e feiras tecnológicas.

No decorrer do projeto, os organizadores perceberam a necessidade de escrever um livro sobre a igualdade de gênero na engenharia. Foi aí que surgiu o Conversa entre Meninas e Engenheiras. "Nosso objetivo é que o livro sirva de material de apoio para que o tema seja abordado nas escolas, universidades e em qualquer ambiente em que a pauta seja a engenharia e a igualdade de gênero", explica Márcia Mascarenha.

A primeira edição do livro foi lançada em dezembro de 2019. Diante da alta procura, os organizadores decidiram fazer uma segunda edição. "Tanta coisa aconteceu em 2020 que optamos por acrescentar alguns tópicos, como a jornada tripla e até quádrupla da mulher com a chegada da pandemia", conta Mascarenha. "Além disso, alteramos e acrescentamos algumas ilustrações e outros detalhes. Já tínhamos gostado muito da primeira edição. E a segunda está ainda melhor!".

O lançamento da segunda edição do livro Conversa entre Meninas e Engenheiras - Semeando Oportunidades para Igualdade de Gênero na Ciência está marcado para o dia 23/3, às 16h, no canal da UFG do YouTube. Não perca!

Temas relacionados: