Luis Valenzuela fala à ABMS sobre a legislação e a prática de barragens no Brasil - ABMS
images

Luis Valenzuela fala à ABMS sobre a legislação e a prática de barragens no Brasil

30/11/2021

O engenheiro Luis Valenzuela, reconhecido internacionalmente na área de barragens, concedeu entrevista à ABMS. Ele abordou a legislação brasileira e as práticas do país em termos de construção, gestão e descomissionamento de barragens, com exemplos do que acontece em outros lugares do mundo.

Para Valenzuela, “é perigoso quando as leis não estão em pleno conhecimento dos detalhes técnicos de engenharia. É preciso entender o processo físico para o qual se quer aplicar uma norma ou lei. Casos não se tenha conhecimento dos conceitos básicos, essa lei ou norma pode produzir confusões ou sugerir soluções não aplicáveis ou até absurdas”.

Sobre o descomissionamento das barragens, o engenheiro afirma que “o risco na descaracterização é muito alto. É justificado só se as obras de descaracterização garantem que o risco original não vai aumentar”.

Luis Valenzuela falou ainda a respeito da exigência da Declaração de Condição de Estabilidade. “A aplicação dessa exigência é uma amostra do desconhecimento do acontecimento físico de engenharia que está envolvido numa barragem. No caso em que se tenha população à jusante, não se deveria estar preocupado com fator de segurança ou com uma declaração assinada por um senhor que diga estável ou não estável. O organismo fiscalizador deveria estar preocupado em perguntar qual é a probabilidade de falha dessa estrutura. Os engenheiros sabem calcular probabilidades e sabem estimar consequências. Mas eles não devem tomar a decisão de qual é o nível aceitável de risco. Essa é uma decisão política. É uma decisão que cabe à sociedade”.

Assista à entrevista completa.

 

Temas relacionados: ABMS,