Soils and Rocks ingressará no SciELO, biblioteca eletrônica que dá visibilidade a periódicos científicos
Notícias
30/03/2020
A Soils and Rocks estará em uma nova plataforma. A revista agora poderá ingressar na Scientific Electronic Library Online (SciELO), uma biblioteca eletrônica que publica periódicos científicos de diversos países. Com o parecer favorável do Comitê Consultivo da Coleção SciELO Brasil, a revista disponibilizará, em breve, as edições da Soils and Rocks também nesta plataforma. Esse representa mais um passo importante nas iniciativas já tomadas pelo corpo editorial para aumentar a visibilidade e os acessos aos artigos publicados na revista.
Paulo Hemsi, ex-editor da Soils and Rocks, que esteve à frente da última gestão, responsável por encaminhar o pedido de inclusão da revista na nova plataforma, em novembro do ano passado explica que muitas vezes a simples disponibilização online e gratuita dos artigos não representa necessariamente um crescimento no número de leitores e citações. "Para que esse aumento se viabilize, é preciso contar com ferramentas de disseminação da revista de forma mais ampla. Uma rede regional de acessos, como o SciELO, pode contribuir para isso", acrescenta.
Com essa nova ferramenta, a revista também aumenta a visibilidade nos meios acadêmicos e de pesquisa. Isso porque o SciELO permite a indexação dos artigos em diversos mecanismos de banco de dados, como o Google Scholar, Scopus e Clarivate (Web of Science). O ex-secretário do Executive Board, José Schiavon, que esteve próximo desse processo, explica que assim os artigos são facilmente encontrados, o que aumenta a probabilidade deles serem citados. "Se o número de citações aumenta, os indicadores do periódico também melhoram. Isso fortalece a revista, que é a única da área em âmbito nacional".
Para que a Soils and Rocks passe a ser integrante do SciELO, falta apenas o atendimento da revista a algumas recomendações feitas pelo Comitê da biblioteca. "Em breve, a revista poderá estar disponível para além da nossa comunidade geotécnica já acostumada à Soils and Rocks", comemora Paulo Hemsi.
Temas relacionados:

